Tuna Feminina de Biomédicas
A vontade de criar uma tuna feminina nasceu de um grupo de antigos elementos da Tuna-me Isto, que no início de 2003 pensou em fazer algo diferente e “mais à nossa maneira”, projecto que tem sido abraçado por cada vez mais colegas. Com tempo para aperfeiçoar, a dedicação de tunantes e caloiras, o entusiasmo das aspirantes e o enorme apoio e carinho dos nossos colegas a Tuna tem crescido em todos os sentidos.
A primeira apresentação pública foi a 30 de Setembro de 2003 em Vairão, na semana de recepção ao caloiro do ICBAS e desde então os convites têm-se sucedido a uma velocidade inimaginável para nós quando iniciamos esta “louca viagem”.
Já três anos volvidos e tantas histórias para contar:
- 3 mini-digressões/ retiros: Alto Minho e Baiona (Espanha), Março 2004, Amarante/Escalhão Dezembro 2004, Portalegre/Pombal Setembro 2005, Esmoriz/Ovar, Fevereiro 2006, Viana do Castelo, Setembro 2006
- Actuações em locais emblemáticos do nosso Porto: Rivoli Teatro Municipal, Teatro Sá da Bandeira, Teatro Campo Alegre, Cinema do Terço, Praça D.João I, Mosteiro de Leça do Baiio e Estádio do Dragão, para além do nosso “velhinho” mas muito querido ICBAS.
- Participação em encontros e festivais de Tunas: X Festival de Tunas Femininas do ISEP, III, IV e V Siriphonias- Festival de Tunas Femininas de Farmácia, no Sarau Cultural da Queima das Fitas do Porto, Sarau Cultural de Biomédicas, Festival de Tunas Femininas de Rio Mau, Encontro de Tunas de Recarei e Valongo, FETUVICA (Viana do Castelo) e II Festafin (Idanha-a-Nova), I Capas Traçadas (Barcelos), IV PortoAcordas, I Ofélia (Ponte de Lima), II e II Festival de Tunas de Vila Verde, I BaiTuna (Povoa Lanhoso) II Festival de Tunas Femininas de Vale de Cambra, Litterae 2007 (Festival de Letras do Porto), Acordes 2007 (Setúbal), V Acordes do Douro (Festival da Tunas Femininas da U. Católica do Porto), VIII e IX Festival de Tunas Femininas de Engenharia, entre muitos outros...
- Vários Prémios conseguidos no caminho : Melhor Tuna, Tuna + Tuna, Melhor Instrumental, Melhor porta-estandarte, Melhor Pandeireta, Melhor apresentação e Melhor Claque.
- Organização do I e II ICTUNAS, o nosso Festival de Tunas Femininas que teve lugar no dia 21 Dezembro (de 2005 e 2006 respectivamente) no Rivoli Teatro Municipal e que foram um enorme sucesso com uma lotação esgotada a animar as fanfásticas prestações das Tunas!
- Actuação nos programas "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração" da RTP
Acima de tudo, ser da Tuna Feminina de Biomédicas representa o entusiasmo pela vida académica, o prazer pela música que nos acompanha noite dentro, as jantaradas e o convívio, o respeito pela praxe e tradições académicas, o orgulho pelo “azul e amarelo” e os infindáveis brindes à amizade e a este Porto que nos abraça.
E quando um dia tivermos que partir, levaremos a alma plena de momentos únicos.
Vai Tuna!
Fonte: http://tfbiomedicas.no.sapo.pt/